domingo, 29 de abril de 2012

O LABIRINTO DA ANOREXIA The Labyrinth of Anorexia

A anorexia é uma disfunção alimentar que tem sua origem na psique do ser humano. Quem passa por esse desequilíbrio entre a mente e o corpo se auto impõe uma dieta alimentar rígida e inadequada, sendo possível observar a intensa perda de peso e o grave comprometimento da saúde. 




 Nas linhas abaixo, faremos uma reflexão sobre a anorexia, à luz da psicologia analítica, onde a mesma será apreciada como um "cenário de vida", no qual o indivíduo pode entrar e, também, sair. Como instrumento de nossa meditação, utilizaremos a filosofia e a sabedoria da mitologia grega. 




 Em nossa cultura não temos o hábito de refletir utilizando a mitologia. Para nós, são apenas histórias encantadas e sem sentido. Mas, deixando os preconceitos de lado, vamos prosseguir. 


 Todos estamos sujeitos aos cenários da vida. Muitas vezes, temos maturidade para gerar cenários favoráveis ao nosso desenvolvimento. Já em outras, por estarmos frágeis psicologicamente, acabamos gerando cenários que nos trarão sérias dificuldades. 


 Ninguém nasce com anorexia. A pessoa pode passar por diferentes eventos e fatos em sua vida e acabar se inserindo em um "cenário anoréxico",
 ou seja, o "labirinto da anorexia". 


 A construção do cenário anoréxico tem início com um fato marcante, que gera desconforto psicológico, sobre o qual a pessoa desenvolve o desejo de emagrecer. A partir de então, ocorre uma série de atitudes em função da perda de peso: o indivíduo muda o seu estilo de vida, de comportamento, altera a sua rotina social - festas e reuniões onde a comida é apreciada são abandonadas - e faz, principalmente, severas restrições alimentares. 




 Os pais tendem a afirmar que é uma fase da adolescência ou algo relativo a um período de tristeza que passará. Mas não imaginam que aquela pessoa está perdida em um cenário complexo de sua vida, em um labirinto, e prestes a ser uma vítima fatal da anorexia, tendo uma parada cardíaca ou alguma grave complicação em sua saúde, provocada pela ausência de nutrição adequada, que a leve à morte.




 Quem apresenta os sintomas de anorexia deve ser assistido, com urgência, por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, nutricionistas e psicólogos. A intervenção da psicologia é a mais difícil, pois os psicólogos lidam com a mente, que é a parte não objetiva do ser humano e também o local onde se encontra o fato gerador da anorexia.


 Antes de prosseguirmos, é necessário apresentar a você, leitor, a história do Labirinto de Creta. 


 Na Grécia antiga existia a mitologia - histórias com mensagens de sabedoria. Entre elas, estava a do Labirinto de Creta, local habitado por um Minotauro. Este lugar era construído por paredes que traçavam um cenário com caminhos pelos quais quanto mais a pessoa andava, mais se perdia, ficava mais fraca fisicamente e mais abatida psicologicamente pelo estresse e ansiedade de não encontrar uma saída. Sem forças e sem condições de reação, era encontrada pelo Minotauro. 


 Essas histórias foram elaboradas na antiga cultura grega. Nessas narrações, a sabedoria era inserida e transmitida de geração em geração. Quando a pessoa assimilava a sabedoria, poderia aplicá-la em alguma circunstância concreta de sua vida, em uma história real.


 É claro que na Grécia não existiu Minotauro. Ele apenas simbolizava um grave e atormentador problema que precisava ser vencido. 


 Alguém pode negar que, na vida, todos nós atravessamos fases e cenários semelhantes a um labirinto com um grande problema a ser vencido? 


 Na história, um jovem chamado Teseu estava determinado a vencer o Minotauro. Quando chegou a Creta, conheceu Ariadne, filha do rei daquela terra. Ariadne sabia que ninguém sobrevivia ao labirinto. Sem querer perder a paixão de sua vida, começou a pensar como encontrar uma maneira de ajudar seu amado a não morrer. Foi então que teve uma brilhante e simples ideia: pegou um grande novelo de linha e combinou com Teseu que ela seguraria o fio, do lado de fora, enquanto ele avançaria pelo labirinto, desenrolando o novelo e marcando o caminho. E foi dessa maneira que Teseu entrou no labirinto, avançou pelo local sem se perder, encontrou o Minotauro e o matou, além de reunir algumas pessoas perdidas, conseguindo, facilmente, sair do lugar pelo caminho marcado. 




 O caminho feito por paredes padronizadas do labirinto de Creta não tinha condições de ficar retido na memória. Era necessário algo para marcar o trajeto, como o fio do novelo. Mas o caminho pelo cenário da anorexia, ou labirinto da anorexia, tem cenas com sentimentos, sensações, imagens, cores e percepções, que ficam registrados na mente. Assim como Teseu seguiu pelo fio do novelo para sair do labirinto, o paciente, com o auxílio do psicólogo, seguirá pelo "fio da memória" percorrendo os fatos, cenas e atitudes de sua existência que o levem ao início de tudo, ao fato que deu origem àquele cenário em sua vida - o fato gerador da anorexia. 




 Muitos falam que a pessoa está passando pela anorexia apenas pela vontade de emagrecer, pois está na moda ser magro. Mas não é bem assim. Seguindo pelo "fio da memória", o psicólogo realmente chega ao desejo de emagrecer, e por trás deste desejo, existe sempre um fato gerador*:




 -uma carreira profissional onde o peso é importante; -o término de um namoro ou casamento, achando que seu peso a deixou menos atraente; -a violência sexual sofrida quando o corpo de menina começou a ganhar formas de mulher, surgindo, então, o desejo de manter-se sem as tais formas; -traumas de infância e adolescência relativos à obesidade; -a atenção recebida pelos pais após ter emagrecido em circunstâncias normais, passando, então, a cultivar a perda de peso, etc. 




 Quando psicólogo e paciente chegam ao tal fato gerador, é o momento onde se tem um insight e uma visão total de como se formou aquele cenário e de como se entrou nele. Nessa oportunidade, o paciente torna-se consciente de que, se ele entrou, ele também pode sair do labirinto. Torna-se consciente, também, de que a anorexia é alimentada por pensamentos. Por mais simples ou traumático que tenha sido o fato gerador, foram os pensamentos elaborados após tal fato que estruturaram a anorexia. Desta forma, ao ser retirado seu alimento, a anorexia morrerá.


 É isso mesmo, caro leitor. Da mesma maneira que a anorexia pode matar o ser humano pela falta de alimento, ela também morre se não for alimentada. Mas o alimento da anorexia é psicológico.


 Superada e encerrada essa etapa, o paciente estará com sua psique fortalecida. Inicia-se, então, uma nova fase em que a pessoa terá liberdade psicológica para construir outros cenários em sua vida, mas, agora, cenários favoráveis ao desenvolvimento de suas potencialidades e de seu bem-estar. 


 *Os dados foram relatados considerando o perfil de adolescentes e jovens do sexo feminino. Contudo, a anorexia pode atingir homens e mulheres de diferentes idades, sendo raro seu aparecimento após os 40 anos. 




                                      Autor: Erickson Antunes 
                                                  Psicólogo Clínico

Nenhum comentário:

Postar um comentário